sexta-feira, 18 de abril de 2008

Como criar e divulgar seu blog em pouco tempo



Veja essa ótima dica, que o Paulo do site Fique rico deu para o pessoal que não querem perder tempo em criar e divulgar seu blog.

Como criar e promover um blog em 4 semanas?

Semana Nº1
- Comece por fazer pesquisas sobre o nicho de mercado em que se pretende inserir. Analise a concorrência.
- Escolha um nome e um domínio para o seu projecto que seja facilmente relembrado e que seja relativamente fácil de pronunciar ou escrever.
- Pague por um alojamento de qualidade, e instale o Wordpress como plataforma principal para o seu projecto.
- Contrate um designer de qualidade, ou procure por temas pagos e profissionais que lhe garantam alguma visibilidade e autenticidade.
- Procure e instale todos os plugins Wordpress necessários para fazer o deu projecto algo especial e diferente.
- Crie um branding de qualidade através de uma escolha selectiva de taglines, usernames, logotipos, etc.
- Optimize o seu projecto para motores de busca e para os visitantes que o irão ler.
- Escreva o seu primeiro post.

Semana Nº2

- Crie uma estratégia de desenvolvimento de conteúdos.
- Comece por criar uma listagem de ideias que gostaria de debater no futuro.
- Crie páginas fixas e extremamente necessárias: Sobre Si, Contactos, Privacidade, Publicidade, etc.
- Submeta o seu RSS Feed numa listagem de agregadores de notícias RSS.
- Crie uma pasta de Email Marketing, com contactos de diversos blogs do seu nicho e de outros nichos.
- Crie uma lista de canais mediáticos e agregadores estilo Digg, que sejam vitais ao seu funcionamento.
- Procure seleccionar e monitorizar a escrita de alguns dos bloggers mais conhecidos e recomendados do seu nicho.
- Escreva mais alguns posts no seu blog.

Semana Nº3
- Crie alguns perfis sociais em redes de relativa importância. Aprender a optimizar a sua influência social.
- Perca alguns dias a escrever um post de elevada qualidade. Um guia, um tutorial, algo que seja perfeitamente incrível.
- Depois de ter concluido o passo anterior, envie esse conteúdo miraculoso por email para alguns dos melhores bloggers da sua área.
- Gaste algum do seu tempo diário a conectar-se e a comentar outros blogs.
- Aprenda como divulgar o seu projecto sem ter de gastar dinheiro.
- Adquira publicidade em alguns dos melhores blogs da sua área, e promova o seu produto, serviço ou conteúdo.
- Fale com alguns freelancers sobre a possibilidade de lhe escreverem alguns conteúdos. (opcional)

Semana Nº4
- Certifique-se que os seus posts ou dos posts criados pelos Freelancers são de qualidade e estão a trazer-lhe retorno.
- Crie uma calendarização para a escrita de conteúdos, seja ela para si ou para freelancers.
- Escreva um segundo post fantástico durante alguns dias, e coloque-o em todas as redes sociais possíveis.
- Reduza o seu tempo de dedicação ao blog em 50%.
- Prepare a sua estratégia com vista a uma participação regular mas não obsessiva.

Estes são alguns pontos que considero importantes numa boa implementação em 4 semanas. Como é lógico, quando se inicia um projecto a dedicação ao mesmo é sempre excessiva e por vezes obsessiva. Dai que sugira num prazo máximo de 4 semanas, folgar essa dedicação em cerca de 50%. Deve ter em mente que faz o que faz por gosto, e não por obrigação. Aconselho-o a ler este post sobre o stress e a exaustão que um blogger sofre.
Deverá optimizar este calendário conforme os seus objectivos, o seu conhecimento e acima de tudo a sua disponibilidade.

Como promover o blog na sua fase inicial?

Esta é uma das perguntas mais frequentes na blogsfera. Infelizmente muitos bloggers e webmasters não compreendem a necessidade de investimento.
Sem investimento não há retorno. Seja um investimento financeiro, de tempo ou de outra coisa qualquer.
Existem diversas formas de promover um blog ou website nos seus primórdios. A primeira etapa é utilizando as redes sociais como forma de dizimar a informação a uma grande escala. Em cima citei um post sobre redes sociais que o poderá ajudar nesse sentido.

Depois poderá aproveitar investimentos reduzidos para promover o seu blog ou website numa grande audiência.
Além disso tem ofertas como as que a Bidvertise ou mesmo a Google Adwords fazem para novos subscritores. Com um investimento super reduzido, passa a interagir com uma audiência relativamente grande.

Nenhum comentário: