sábado, 8 de julho de 2017

Tipos de climas do Mundo




Mapa clima do Mundo

O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.


Assim, dependendo da região do mundo e dos fatores que a influenciam, a atmosfera terá características totalmente diferentes.  Atualmente, existem diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos: radiação, temperatura, pressão atmosférica, umidade etc. Uma das classificações mais utilizadas é a do geográfo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900 e aperfeiçoada por outros geográfos a partir de então.
Essa classificação volta-se, principalmente, para a temperatura e a umidade de cada tipo de clima. De acordo com essa classificação, o planeta possui vários tipos e subtipos de clima.   


Clima Equatorial :    O clima equatorial se manifesta em regiões localizadas próximo à Linha do Equador, onde a radiação solar é mais intensa ao longo do ano. As médias pluviométricas são muito altas, geralmente superiores 2000mm por ano, com temperaturas médias anuais de 25ºC e baixa amplitude térmica. Por conta da atuação das massas de ar e do ar quente nessa região, além das chuvas intensas, formam-se grandes florestas que ajudam na manutenção do equilíbrio climático, a exemplo da floresta Amazônica na América do Sul e da floresta do Congo na África.          

Clima Tropical :  O clima tropical, como o nome sugere, manifesta-se em áreas tropicais, ou seja, que se localizam nas proximidades dos trópicos de Capricórnio e de Câncer, caracterizadas pelo domínio de massas de ar quentes e secas nas áreas continentais e quentes e úmidas nas áreas litorâneas e oceânicas. Nesse clima, temos um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco, com médias pluviométricas que variam entre 1000 e 2000 mm e temperaturas com médias de 20ºC anuais.             

Clima Temperado  :   Esse tipo climático se manifesta em regiões localizadas entre os trópicos e os círculos polares, com médias latitudes. Tratam-se das áreas do planeta que mais apresentam as definições expressas das quatro estações do ano e suas características, com médias térmicas anuais que variam de 9ºC a 16ºC. Nas áreas litorâneas e oceânicas, o regime de chuva é regular, ou seja, bem distribuído ao longo do ano e umidade elevada, embora o frio seja menos intenso. Já nas áreas continentais, a exemplo da Europa e da América do Norte, atuam massas de ar temperadas e polares, com um inverno mais frio e um verão quente e chuvoso.       


Clima Polar  :   
 É o tipo de clima que se manifesta nas regiões polares da Terra, ou seja, ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, envolvendo também as regiões de entorno. É marcado pelo intenso frio e pela predominância das massas de ar polares, com destaque para áreas localizadas na Antártida e na Groenlândia. Nas áreas polares, o sol não aparece durante 186 dias ao longo do ano, o que contribui para a formação de grandes geleiras que eventualmente derretem durante o verão.     


Clima frio de Montanha ou de Altitude  :   
  De modo similar ao clima polar, esse tipo climático apresenta baixíssimas temperaturas durante todo ano, manifestando-se em áreas de grandes montanhas e atitudes elevadas, geralmente superiores aos 3500 metros acima do nível do mar. Em algumas áreas, as médias térmicas anuais ficam em 0ºC ou menos, com um rigoroso regime de precipitação quase sempre manifesto em forma de neve, com cerca de 1500 mm por ano.            

Clima desértico:
 É o clima característico dos grandes desertos quentes que recobrem a superfície terrestre, a maioria deles localizados em áreas tropicais e subtropicais. Costumam apresentar temperaturas elevadas ao longo de todo o ano, com máximas que atingem os 45ºC. No entanto, a amplitude térmica é muito acentuada, pois durante a noite o frio é intenso devido ao fato de a areia absorver rapidamente as temperaturas, esfriando o ambiente, o que é facilitado pela ausência de umidade.  Em alguns desertos, chega a fazer 0ºC durante algumas horas da madrugada. As chuvas são raras e não ultrapassam os 200 mm por ano. Geralmente, algum fator climático, como as massas de ar e as formas de relevo, está entre as causas responsáveis pela formação dos grandes desertos da Terra.      

  Clima Semiárido :  O clima semiárido é o tipo climático caracterizado pelas elevadas temperaturas, com médias anuais iguais ou superiores a 27ºC e chuvas escassas, com 770 mm por ano. O regime pluviométrico, além de ser muito baixo, é mal distribuído ao longo do ano, ou seja, ocorre durante apenas alguns poucos meses. No Brasil, o semiárido abrange a região conhecida como “Polígono das Secas”, que situa-se em uma parte da região nordeste do país e no norte de Minas Gerais. Há evidências desse tipo climático também em praticamente todos os continentes terrestres.

 


Imagens de formas de climas:
Clima Polar

Clima desértico

Tropical

Frio de montanha

Equatorial 



Mediterrâneo

Semi-árido

Subtropical - Araucárias


Nenhum comentário: