segunda-feira, 26 de junho de 2023

São Pedro - oração e Imagens para imprimir


 

Oração de São Pedro e imagens do santo para imprimir

Olá pessoa, trago para vocês algumas imagens de São Pedro, comemorado no mês de junho 
no dia 29. 
Saiba tudo sobre esse santo e imprima as imagens para entregar aos amigos com sua oração.
 

Oração a São Pedro

'Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma: guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Papas. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja. Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.'









Desejo uma ótima festa de São Pedro, com muitas bençãos e muita diversão

Saiba tudo sobre São Pedro

A postura de São Pedro

A postura física de São Pedro na maioria das imagens representa-o olhando para o céu. Este é o primeiro símbolo claro de que sua missão na terra: a de conduzir a Igreja para o céu. Esta é a missão do Apóstolo Pedro. Esta missão continua através de todos os Papas, seus sucessores legítimos.

O manto azul de São Pedro

O manto azul de São Pedro que representa a glória de Deus, o céu onde ele está, depois de ter cumprido sua missão de pai e pastor da Igreja neste mundo.

A túnica vermelha de São Pedro

A túnica vermelha de São Pedro representa o seu martírio e sofrimento por causa da fé em Jesus Cristo. Por causa desta fé, ele foi preso e torturado várias vezes. Numa delas, foi libertado das correntes por um anjo do Senhor. Em Roma, exercendo a liderança da Igreja, foi preso e condenado à morte de cruz como Jesus Cristo. Ele, porém, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, dizendo que não merecia a glória de morrer como Jesus, seu Mestre. Ele foi morto ao lado de onde é hoje o Vaticano e seus restos mortais estão na Igreja de São Pedro.

As chaves na mão de São Pedro

As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu'. (Mateus 16, 19) Esta 'autoridade de São Pedro' é exercida não pelo poder, mas sim pelo ensinamento, pela doutrina da Igreja, pela qual ele é responsável e pelos dogmas de fé, que somente os Papas tem a autoridade para proclamar e guarda-los das heresias e dos desvios.

As chaves na mão direita

As chaves na mão direita de São Pedro reforçam a autoridade que ele tem de ligar e desligar na terra e no céu. Na iconografia (estudo das imagens) cristã, a mão direita simboliza autoridade. O lado direito também simboliza autoridade, como rezamos no Credo falando de Jesus Cristo: 'Está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso...'

A chave bronze,

marrom, em primeiro plano na mão de São Pedro, representa a autoridade que ele tem sobre a Igreja terrena. O marrom é a cor da terra, da humildade. Esta chave está em primeiro plano porque a Igreja terrena é a que nós vemos e construímos com nossas vidas no presente.

A chave prata

ou de cristal na mão de São Pedro representa a chave do Reino dos Céus. Ela está mais oculta, em segundo plano, simbolizando que o céu é uma meta que ainda não alcançamos, mas que devemos alcançar.

O livro na mão de São Pedro

O livro na mão de São Pedro simboliza toda a catequese, evangelização e formação dadas por ele e por seus sucessores. São Pedro escreveu duas cartas, que estão no Novo Testamento. Além disso, fez inúmeras pregações, algumas das quais estão contidas no livro dos Atos dos Apóstolos. Exercendo seu ministério de Pastor Universal da igreja, ele formou, ensinou, pregou, orientou e exortou os fiéis no caminho do Reino dos Céus. Pode-se dizer que o Evangelho segundo São Marcos é uma obra de Pedro, pois Marcos foi discípulo dele e não de Jesus diretamente. Certamente foi Pedro quem narrou os fatos mais importantes da vida de Cristo ao jovem Marcos.


Nenhum comentário: